Condutas de Fumo

ATENÇÃO! É proibido instalar mais de um equipamento ao mesmo sistema de saídas de fumos.

Uma boa conduta de fumos deve ser construída com materiais pouco condutores de calor, que suportem temperaturas elevadas.

Deve ser estanque e previamente realizar-se uma prova de hermeticidade das paredes, no caso de não se efectuar a ligação por tubo ao equipamento.

A conduta de fumos deve ter uma secção mínima de 4 dm (por exemplo 20 x 20) para chaminés com boca de diâmetro inferior a 200 mm ou 6,25 dm ( por exemplo 25 x 25) para chaminés com boca superior a 200mm.

A secção deve ser constante , não deve ter mais de 2 mudanças e o ângulo destas mudanças de direcção com a vertical não deve ser superior a 45º, para uma altura de conduta de fumos até 5 metros lineares e 20º para condutas de altura superior.

Se a altura da conduta de fumos for superior a 1,80 metros, aconselha-se colocar uma porta para se efectuar a limpeza dos resíduos que se acumulem, para facilitar a acção dos exaustores.

Com o fim de evitar qualquer perigo, recomendamos a aplicação de um tubo na conduta de fumos (alvenaria) em toda a sua altura por meio de um procedimento que tenha obtido o aval técnico do CSTB favorável a esta instalação.

Uma secção da conduta de fumos muito grande pode apresentar um volume exagerado para aquecer e provocar dificuldades de funcionamento da lareira.

Com a finalidade de evitar problemas, também recomendamos a aplicação de tubo a este tipo de conduta de fumos em toda a sua extenção.

SALAR LAREIRAS
Tecnologia do Fogo

Churrasqueiras modernas, churrasqueiras rústicas, churrasqueiras contemporaneas, barbecues, lareiras modernas, lareiras rústicas, lareiras contemporaneas, recuperadores de calor a lenha, recuperadores de calor pellets, salamandras a lenha, salamandras a pellets, caldeiras aquecimento água,  aquecimento central a lenha, aquecimento central pellets, aquecimento central água, fornos a lenha, molduras para recuperadores de calor em inox e com pintura lacada, acessórios para lareiras, com a garantia de grandes marcas como Edilkamin, Ferlux, Bronpi e Solzaima.